2 de setembro de 2016

Resenha || A Fórmula do Sorteio, Gil Vasconcelos

Olá, meus amores. Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou conversar com vocês sobre o livro A Fórmula do Sorteio, do escritor Gil Vasconcelos, lançado pela Editora Autografia e que traz uma temática bastante diferente. É possível prever os números de um sorteio?

INFORMAÇÕES:

Autor: Gil Vasconcelos
Páginas: 172
Ano: 2016
Editora: Autografia
Exemplar cedido em parceria com a Editora Autografia







Diego é um concursado da Caixa Federal e possui sinestesia numérica, que é a relação com as sensações de uma forma diferente. Ele ama números e na maioria das suas falas ele repete os números “123” no fim.

O livro começa com uma aposta entre o personagem e Jota, seu amigo de trabalho. Eles apostam que Diego não consegue fechar o seu caixa em apenas três minutos e depois de todos dificultarem, ele decide desistir.

Sua mãe vem busca-lo para levá-lo ao seu psicólogo, o Dr. Johnson, que no passado de Diego, resolveu, junto com sua mãe, interna-lo em uma clínica, por não ter um diagnóstico do que seria essa doença na época.

A partir de uma conversa com seu médico, o Dr. Johnson descobre o que é a sua doença e explica para o rapaz. Com isso, Diego resolve falar com o psicólogo que quer se tornar conhecido no mundo, por trazer uma descoberta incrível... A Fórmula do Sorteio. Para demonstrar que falava a verdade, ele deixou alguns números em um papel que seriam os números que sairiam no próximo jogo.

Após saírem do consultório, outro personagem aparece para conversar com o psicólogo. Seu nome é Chico Treva e ele vem acompanhado de seu fiel escudeiro, Pablo. Eles vão cobrar o dinheiro que emprestaram ao médico para a reforma do seu consultório, mas, como o psicólogo não tem, eles começam a quebrar algumas coisas e encontram os números deixados por Diego. O Dr. Johnson explica a Chico o que significava e ele resolve apostar os números. No dia seguinte, Chico ganha na loteria.

Seu objetivo agora é encontrar Diego e fazer com que ele passe a fórmula para ele. Porém, muitas outras coisas vão acontecer e irá envolver diversas pessoas, digamos, perigosas...

A Fórmula do Sorteio é um livro com uma temática interessante e totalmente diferente do que eu já havia lido. Achei que o autor teve uma ideia incrível, porém, ele não sou abordar muito bem.

O livro, de uma forma geral, é bom. Mas, em alguns pontos, achei que tudo correu rápido demais, como se o escritor estivesse com pressa para finaliza-lo. Além disso, muitas situações poderiam ser melhor abordadas e desenvolvidas.

Eu gostei bastante dos personagens. Diego, Chico Treva e Pablo são os melhores, na minha opinião e são os que aparecem mais e se destacam. Também achei interessante a ligação do passado que eles têm e que há todo um mistério sobre isso, que aos poucos vai sendo revelado.

O final do livro não me agradou. Achei que o escritor se perdeu em algumas cenas e isso me deixou um pouco decepcionada por estar esperando algo diferente do que aconteceu. Achei que o livro poderia ser prolongado e o personagem poderia ter outro fim na história.

De uma forma geral o livro é bom. Assumo que não foi um dos melhores livros que eu li. A história é bem curta e dá para você ler em um dia. Sobre a diagramação, eu encontrei alguns erros, principalmente nas falas dos personagens. Isso foi uma coisa que me incomodou bastante. Além disso, as folhas são brancas, que eu não considerei como ponto negativo por gostar, e achei a capa muito bonita.

Minha Nota:

E é isso, amores. Espero que tenham gostado. Lembrando que essa é a minha opinião e que você pode discordar de tudo o que eu falei.

Um beijão e até mais!

23 comentários:

  1. Olá!
    Realmente a temática é bem diferente! Infelizmente acho que vou deixar passar porque o autor não conseguir trabalhar bem a obra me desanimou um pouco, além do fato de que o final não te agradou e provavelmente não irá me agradar também. Mas quem sabe mais para a frente?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente um novo sabor de leitura, algo rápido, para que você ame no começo, se intriga no meio e me odeie no fim. Assim é a fórmula do sorteio.

      Excluir
  2. Olá Carol,
    Ainda não conhecia o livro e confesso que não fiquei interessada na leitura. É uma pena que o final não tenha te agradado. Outro ponto ruim foi o livro ter sido corrido em alguns pontos, não gostei de saber que a impressão que ficou foi que o autor queria terminar logo a obra.
    Vou deixar a dica passar, pois acho que não vai funcionar pra mim agora.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é marcado pelo inesperado, principalmente o final; para que o leitor não goste.

      Excluir
  3. Oie amore..
    Ah... sonho... hein... já pensou prever os números da Mega Sena (sonho – comprar tudo em livro rsrsrs brinks).
    Já anotei a dica... muito a fim de ler esse livro sério.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Ao contrário de você, eu não gosto muito de e folhas brancas, só tenho um livro nesse estilo. Não tinha visto nada a respeito desse livro, e olha que eu acompanho essa editora sempre que posso, acho que esse me passou despercebido. Gosto muito de ler algo sobre numerologia e essa probabilidade de acertar números em sorteio. É uma pena você não ter gostado tanto, reagente é chato quando a gente percebe que o autor ficou meio perdidão na história. A capa é muito bela mesmo! Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é o mais difícil e também o mais importante. Permita-se saborear está obra.

      Excluir
  5. Oi Carol, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas curti conhecer. A ideia do livro é realmente super bacana, uma pena que o autor não soube abordar muito bem.
    Ainda assim, confesso que fiquei curiosa. Adoro números também e já fiquei aqui criando altas teorias e muitas tretas hahahha. Espero ter a oportunidade de ler =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Tenho certeza que este livro te permitirá ter novos sabores.

      Excluir
  6. Gostei bastante do livro por ter uma temática totalmente diferente.Até porque, não é todo dia que vemos alguém possuir a fórmula do sorteio.
    Fiquei triste em saber que o autor não soube desenvolver tão bem assim a história. É realmente uma pena.
    Mesmo assim, minha curiosidade é ainda maior do que a pequena decepção.
    Espero ler esse livor em breve.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por entender meus primeiros passos literários.

      Excluir
  7. Nossa, bem que podia existir uma fórmula pra ganhar sorteios, hein? A minha sorte pra ganhar parece ter diminuido e adoraria voltar a ativa hahaha. De qualquer forma, o livro tem uma temática bem diferente e juro que não entendi como tanta originalidade pode ter ganhado apenas três estrelas. Fiquei muito curiosa mesmo e espero ter a oportunidade de ler muito em breve.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show. Estarei aguardando sua resenha.

      Obrigado!

      Excluir
  8. A capa do livro realmente é bem interessante, mas infelizmente a premissa não me conquistou muito. Talvez até por você mesma não ter gostado da leitura e isso tenha influenciado na minha percepção da história também. Entendo totalmente você no quesito de que o autor poderia ter se estendido um pouco mais e elaborado melhor um final, já tive essa sensação com alguns livros também, não sei se é o prazo que eles possuem ou até mesmo perdem a paciência com a história, mas é horrível quando isso acontece. Parece mesmo um desperdício.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva tempo para uma semente transformar-se em uma árvore frutífera. Assim é a fórmula do sorteio que começou a ser pesquisada primeiramente por Isaac Newton.

      Excluir
  9. Oi!
    Que interessante!
    É a primeira vez que encontro um livro assim, eu diria que a ideia central é bastante original. Fiquei curiosa para saber o porquê de Diego conseguir essa fórmula do sorteio.
    Apesar dos pontos não tão bons que você destacou, eu fiquei curiosíssima para conhecer essa estória.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gosto de números mas creio que não tanto quando esse personagem, isso é normal?.
    A proposta inicial do livro me agradou ao ponto de interessar, apesar de achar algumas coisas meio sem entender, perdão sou um pouco lerda, mais não é em relação a sua resenha e sim em relação ao próprio enredo do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxe, leia com todos os seus sentidos e sinta a sinestesia.

      Excluir
  11. Oi, Carolina!
    Esse livro tem uma premissa muito inusitada! Nunca nada parecido com essa história antes. Não é um livro que desperta meu interesse então dificilmente leria, mesmo assim acho uma leitura interessante para quem gosta do assunto. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. O assunto?
    Sinestesia, números, prisão, masturbação e etc...

    ResponderExcluir
  13. O assunto?
    Sinestesia, números, prisão, masturbação e etc...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Delírios Literários da Snow. Não deixe de comentar e seguir o blog. Beijos :*

© Delírios Literários da Snow - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo