3 de abril de 2016

Resenha: Singularidades de uma Rapariga Loira, de Eça de Queirós

Olá, meus amores. Tudo bem com vocês?

Eu estou no quarto semestre da universidade e estou cursando uma matéria chamada Literatura Portuguesa II. E para conhecer a escrita do escritor Eça de Queirós, a professora pediu que lêssemos o conto Singularidades de uma Rapariga Loira. E eu amei! 

Vamos a resenha?

Créditos
Singularidades de uma Rapariga Loira fala sobre Macário, um homem que mora e trabalha no armazém, com seu tio. Um dia ele vê pela janela, uma mulher loira e com o corpo lindo. Ela estava se abandando com um leque muito caro, deixando o personagem intrigado do porquê de uma mulher estar ali, sendo que possui um leque tão caro...

Ele sempre quis manter contato com a menina, e um dia, ela foi ao armazém. Macário foi logo atender ela. Porém, no mesmo dia, desapareceu um pacote de lenços da Índia...


Para tentar se aproximar de Luísa, o homem começa a frequentar a casa de um tabelião muito rico, onde a menina ia com a mãe aos sábados. Durante um desses dias, eles se aproximaram e enquanto eles conversavam, Macário fazia a sua peça de ouro, caríssima, girar. Porém, ela caiu e não ouviram a zoada dela caindo no chão. Procuraram e nada de encontrarem... A peça sumiu.

Macário pretende se casar com Luísa, porém seu tio não aceita e expulsa o rapaz de casa. Para se manter e conseguir dinheiro, ele viaja para o Cabo Verde e passa um ano por lá. Porém, seu amigo, que apresentou sua amada, queria abrir um comércio e pediu para ele ser o seu fiador.

Faltando apenas dois meses para o seu casamento, o seu amigo fugiu com uma mulher. A dívida foi então para Macário, que ficou pobre outra vez. Sem ter outra alternativa, ele voltou para o Cabo Verde e fica mais um ano para conseguir o dinheiro.

Após voltar, tudo está certo para o casamento. Porém, uma descoberta sobre Luísa pode mudar toda a história...

Singularidades de uma Rapariga Loira é um conto que eu adorei. Eça criou a personagem de Luísa para mostrar que uma pessoa tão linda e perfeita, como Macário descreve ela, pode esconder segredos e não ser tão perfeita assim.

O que eu mais gosto de Eça é da realidade da obra, até por ele ser um escritor realista. E foi uma surpresa ler um conto dele, porque eu não achei que fosse gostar tanto. Indico para todos que queiram conhecer a escrita do escritor, porque é uma história bem rápida e gostosa de ler.

Sobre a história em si, você fica duvidando do carácter de Luísa e chegamos a achar Macário um tanto ingênuo na história. Sobre o final eu queria que ele tomasse outra atitude, mas em momento nenhum senti raiva de Luísa pelo que aconteceu.

Obs: Todos da minha turma gostaram, ou seja, leia!


Minha nota:

E é isso amores. Eu espero que vocês tenham gostado da resenha do conto e em breve eu trago a resenha de O Primo Basílio, para vocês conhecerem mais uma obra do escritor.

Um beijão e até mais!

16 comentários:

  1. Oi Carol, tudo bem?
    Achei o máximo que você curtiu uma leitura que precisou fazer por conta de uma disciplina da faculdade. É difícil quando a gente gosta de verdade de um título que meio que lê por obrigação né?! Não sei se leria esse livro, mas de fato, deve ser interessante pelo que você comentou .
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Li apenas um livro de Eça de Queiroz que foi O Primo Basílio e isso tem uns 20 anos. Na época não curti a leitura, mas adorei a história. esse qui eu não conhecia ainda e por ser um conto, talvez flua melhor pra mim.
    Que bacana que você curtiu, mesmo sendo "obrigada".
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol,
    Tenho certeza que já li algum livro do autor, mas não me recordo da história, nem do título.
    Gostei muito da premissa desse conto e fico feliz que, mesmo sendo uma leitura da faculdade, te agradou. É legal a história ser realista. Com toda a certeza eu leria.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, desde que você me falou sobre essa história eu fiquei bem curiosa e agora, lendo a sua resenha, eu fiquei ainda mais. Gosto muito quando o suspense se mantém até o final, quando duvidamos do caráter de um determinado personagem e às vezes somos surpreendidos (ou não), eu quero muito ler e matar essa curiosidade.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conheço a autora infelizmente, mas achei bem legal saber que ela é bem ''realista''. história em si não me chamou tanto a atenção, mas achei interessante e fiquei curiosa sobre o segredo da rapariga. Se eu tiver a oportunidade de ler, lerei. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oiee Carolina ^^
    Cheguei a estudar o Eça na escola, mas eu ainda não conhecia esse conto dele. Para ser sincera, livros clássicos ou histórias mais antigas não me chamam muito a atenção, principalmente porque me parece que as mulheres estão sempre querendo se casar e tudo gira em torno do amor dos personagens, que sempre me parece aparecer do nada *-* Enfim, eu sou bem chata com clássicos...hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro Eça de Queirós! Esse conto eu não li, mas li os romances Os Maias, O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro. Deste último cheguei a fazer resenha no blog. Fiquei muito curiosa para ler esse conto, e o bom é que, como os textos dele já estão em domínio público, podemos achá-los na internet. Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor, e depois de conferir sua resenha me arrependo disso. Sempre tive certo preconceito com leituras clássicas, mas com o tempo mudei isso e agora pretendo ler vários clássicos quanto possível! rs
    Adoro contos, e quero muito começar por esse do autor.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conheço o autor e nenhuma obra dele.
    Confesso que não achei o livro muito atrativo. Não costumo ler contos, e isso também pesa na minha opinião.
    Fico feliz que você tenha gostado, é sempre bom quando temos leituras produtivas.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler contos, mas adorei o modo como você apresentou a historia. Eu adorei saber que o livro é realista, mostrando os dois lados das pessoas. Espero ter a oportunidade de o ler.

    ResponderExcluir
  11. Para mim a tal da Luísa é uma cleptomaníaca! rs... Mas espero que seja outra coisa menos óbvia. Não curto muito contos, mas li O Primo Basílio e gostei bastante da escrita do autor, então talvez me arrisque com esse.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Ooi,
    Fiquei muito feliz de ver uma resenha do Eça de Queirós! Acho super importante a gente acabar com essa história de que livro clássico é chato! Não conhecia o conto mas fiquei muito curiosa com a história, quero conhecer Louísa!
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Não conhecia essa história, e acredita que ainda não li nada desse autor. Mas pretendo com certeza. Achei a história um pouco confusa, mas pretendo lê-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá :)
    É ótimo quando o professor passa um livro que as vezes temos que ler por "obrigação" e a leitura nos surpreende né? Achei a resenha do conto bem interessante e fiquei curioso para saber mais sobre Louísa.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Li O Primo Basílio quando estava no ensino médio e gostei bastante da escrita e narrativa do autor e espero poder ler outros livros dele. Eu ainda não havia ouvido falar desse obra e espero lê-la em breve ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá... tudo bem???
    Eu gostei muito de sua resenha... faz um bom tempo que não leio clássicos e confesso que ainda não conhecia essa história... e fiquei bem encantada com a premissa... ainda mais porque o livro é curtiu e temos um misto de mistério ai... fiquei pensando em Macário e nas coisas que ele passou para esse bendito casamento rs... gostei demais... xero!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Delírios Literários da Snow. Não deixe de comentar e seguir o blog. Beijos :*

© Delírios Literários da Snow - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo