18 de março de 2016

Resenha: Onze Semanas, de Ernani Lemos

Olá, meus amores. Tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é sobre um livro que foi marcante para mim. Onze Semanas é aquele livro para chorar, para se surpreender, para ficar com raiva, enfim. Um livro que todos devem ler. Vamos a resenha?

Informações:

Título: Onze Semanas

Escritor: Ernani Lemos
Editora: Chiado Editora
Páginas: 248
Ano: 2015
Skoob: Adicione
Compre: Livraria Cultura (Físico) || Livraria Cultura (E-book)
Exemplar cedido pela Chiado Editora






Meg é uma mulher que evita a mãe a todo custo. Algo aconteceu para que ela se afastasse e deseja nunca mais vê-la. Porém, ela precisa de explicações e só terá uma oportunidade, já que Cláudia, sua mãe, está no hospital e pode falecer a qualquer momento.


Meg sempre teve uma vida complicada. Cláudia foi mãe ainda na adolescência e teve que abandonar a escola para cuidar da menina. Logo depois que o seu irmão nasceu, a garota começou a se sentir um tanto rejeitada por sua mãe. Ela morou com sua tia durante um tempo e logo depois que retornou, uma sucessão de coisas negativas aconteceram e a menina decidiu que nunca mais queria ver a mãe. Até aquele momento...

Ela precisa de respostas que só a sua mãe pode dar. Cláudia propõe um "jogo". Ela escreveu um diário contando tudo o que aconteceu na sua vida e com todas as explicações para as respostas de Meg. Mas a única forma de sua filha conseguir ler o diário, é contanto algumas lembranças para sua ela. Assim, Cláudia poderia conhecer mais sobre a sua filha e Meg poderia conhecer melhor a sua mãe.


Onze Semanas, foi um livro que não me prendeu no começo. Me deixou curiosa, sem entender direito o que aconteceu entre mãe e filha, e eu queria saber o que Cláudia esconde por todos esses anos. Porém, ainda assim, não me prendi.

Em cada visita que Meg faz a sua mãe, conhecemos um pouco mais sobre a história de Cláudia e vamos nos aproximando do conflito entre as duas. Em cada página do diário, eu ficava mais ansiosa para descobrir o que aconteceu e o porquê de Cláudia ter agido da forma que agiu com sua filha.


E assim, cheguei ao meio do livro, quase no final, onde o escritor me chacoalhou e me jogou no chão. Me emocionei, senti raiva, senti pena, enfim. Me surpreendi com todo o mistério que Cláudia guardou a sete chaves.

É um livro que mostra o amor da mãe por sua filha, como elas sempre querem o nosso bem, mesmo que tenham que tomar uma atitude que pode nos magoar, mas que, no momento que depois vemos que elas sempre quiseram o nosso bem.


Depois de ler Onze Semanas, eu decidi que vou curtir os meus pais o máximo que eu posso, assim como minha irmã e toda a minha família. Com esse livro, aprendi também que não precisamos entender algumas razões dos nossos pais, apenas que aquilo será o melhor para nós. Ame os seus pais, evitem brigas e sempre sejam próximos.


Me emociono toda vez que lembro do livro pela história marcante que o Ernani Lemos escreveu. É uma verdadeira lição, que todos nós devemos ler e reler. Li apenas uma vez, mas não sei se foi o suficiente.

Minha nota:


E é isso, amores. Espero que tenham gostado da resenha e que procurem o livro Onze Semanas. É um livro incrível.

Um beijão e até mais!

16 comentários:

  1. Adorei a resenha!! Com certeza, esse livro vai para a minha estante do Skoob!! Bjss

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e o gênero não me chama muito atenção, mas de verdade, achei lindo o autor querer falar sobre a relação quebrada entre mãe e filha. Eu leria só para ver como elas superaram tudo.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  3. Que livro hein. Achei muito legal o modo como uma conhece a outra. Acho que acaba sendo até uma crítica a sociedade o livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Isso que é legal em um livro, trazer uma mensagem tão bonita ao ponto de você perceber que pode mudar em alguma coisa, que pode agir diferente. Eu já estava curiosa com o livro mas agora, ao ler a sua resenha, eu fiquei ainda mais. Achei o enredo muito envolvente e por mais que no começo você tenha demorado para engajar na leitura, eu acho que o fato de ter mantido a curiosidade já é bem válido, melhor ainda que terminou a leitura favoritando a obra. Me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Isso que é legal em um livro, trazer uma mensagem tão bonita ao ponto de você perceber que pode mudar em alguma coisa, que pode agir diferente. Eu já estava curiosa com o livro mas agora, ao ler a sua resenha, eu fiquei ainda mais. Achei o enredo muito envolvente e por mais que no começo você tenha demorado para engajar na leitura, eu acho que o fato de ter mantido a curiosidade já é bem válido, melhor ainda que terminou a leitura favoritando a obra. Me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa para saber que mistério envolve mãe e filha. Não conhecia o autor, mas gostei da premissa do livro. Livros que nos acrescentam, que nos ensinam alguma lição, certamente são aqueles que vale a pena indicar aos amigos. Muito bom saber que através da leitura o leitor cresceu, amadureceu seu ponto de vista em relação a família.
    Parabéns, por deixar a leitura transformar você.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o que dizer de uma leitura que te fez pensar a ponto de querer curtir teus pais ainda mais?

    no mínimo deve ser uma leitura bem tensa né?

    eu tenho um relacionamento maravilhoso com a minha mãe e tento ao máximo ter o mesmo com meus filhos, não gosto desses dramas entre mães e filhos, acho que é sofrido, cruel, e se o livro trás alguma reflexão positiva eu já gostei!!!

    parabéns pela resenha!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante. Pretendo me arriscar na leitura. Ainda bem que tenho uma relação sadia com meus pais e irmãos. Espero compreender a mensagem que ele transmite.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carolina tudo bem? Adoro esses livros que deixa uma marca na gente, esse pelo visto serviu pra você valorizar mais ainda os momentos com seus pais, isso é lindo demais! :D
    Beijos!
    André
    Promoção Top Comentarista de Março

    Promoção Pq Sim! :D

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Tão encontrar livros que nos fazem sentir vários sentimentos, livro bom pra mim é assim, que mexe mesmo com a gente. Gostei da premissa, e pelo fato de ter te sacudido e feito refletir sobre amor e família, já entrou na minha lista, amo um drama.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, pela sua resenha já fiquei com vontade de ler o livro. Gosto de obras que falem sobre relações familiares, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho muito legal quando o livro nos ajuda a ver algumas coisas de nossa vida de forma diferente e a valorizar mais nossa família. Mesmo não sendo um livro muito no meu estilo de favoritos, mas se faz pensar sempre vale a pena dar uma chance.

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia a obra e não li nada da editora, mas ela parece ser legal, o fato de falar de um assunto familiar, mas não sei se o leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Eu já tinha ouvido falar neste livro, mas nada muito aprofundado... é a primeira vez que leio a resenha dele e achei pertinente tudo o que falou... fazer os filhos entenderem as nossas razões é complicado e é algo que eles só vão entender quando forem pais... que bom que o livro pôde te fazer refletir e valorizar mais os seus pais... tenho certeza de que só você terá a ganhar... Xero!

    ResponderExcluir

  15. Olá Carol, tudo bem?

    Adorei o enredo de Onze Semanas. Ela nos coloca em uma realidade comum, onde uma jovem engravida e tem que largar tudo. E o mais interessante fora a forma que se fez para reunir mãe e filha novamente. Fiquei curioso para saber o desfecho dessa história.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  16. Olá Flor! gostei muito da sua resenha e este livro me pareceu mega interessante. gosto de temáticas familiares. Às vezes no vai e vem da vida esquecemos da importância de nossa família. já anotei aqui nos desejados! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Delírios Literários da Snow. Não deixe de comentar e seguir o blog. Beijos :*

© Delírios Literários da Snow - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo