11 de março de 2016

Resenha: Fragmentos, de Rodrigo Cherobin

Olá, meus amores. Tudo bem com vocês?

Hoje a resenha é sobre um livro muito especial para mim e imagino que, todos o que leram possuem a mesma impressão. É um gênero que muitas pessoas não gostam, mas que é uma forma linda do autor se expressar. A resenha de hoje é sobre o livro Fragmentos, do escritor Rodrigo Cherobin.

Informações:

Título: Fragmentos
Escritor: Rodrigo Cherobin
Editora: Indigestus Editora
Páginas:134
Ano: 2015
Skoob: Adicione
Compre: Aqui




Quero iniciar a resenha do livro falando sobre a diagramação. O escritor está de parabéns. O livro é pequeno, a capa está linda, sem falar dos desenhos que estão impecáveis e combinam com as poesias do escritor. Fiquei encantada.

Sobre o livro, eu me encantei pela escrita do Rodrigo. É clara, mas marcante. Ele faz você chorar, refletir, sorrir ou o que mais ele desejar. E, por conta disso, eu aproveitei bastante a leitura e marquei vários poemas e contos para reler ou ler para outra pessoa.

O livro é divido em cinco partes. São elas: Epitáfio, Inverno, Outono, Tempestade e Prelúdio. Sobre a primeira parte, Epitáfio, eu achei os poemas tristes, mas reflexivos, e o que me marcou mais foi o conto Listas. Impossível não se emocionar e, por ser um conto e ser bem curto, o escritor me surpreendeu, porque ele soube segurar a informação principal para o final. Além do conto, alguns poemas me marcaram e vou deixar um pedaço para vocês.


PedaçosUm pedaço de mim fica em tudo,    em tudo que passa e toco.Nas pessoas que comigo vibram,     e naquelas que me ignoram.(...)
Sobre a segunda parte, Inverno, eu achei os poemas mais tristes e selecionei vários poemas para eu reler novamente. Essa parte foi a que eu achei os desenhos mais bonitos. Infelizmente não posso trazer todos os poemas aqui, mas vou deixar um trecho para vocês:

Vez ÚltimaA última vez que a vi...Fui tomado de alegria...Depois, só bem depois, me veio a    tristeza...(...)
Outono, parte três, é mais alegre, sendo os poemas voltados ao amor. Como eu gosto de poemas que se referem ao amor e faço pesquisa sobre esse tema, foi uma das partes que eu mais gostei. Marquei quase todos os poemas como preferidos kk' É até difícil escolher só um.

Passa.......Um ano passa rápido, passa assim...Pode-se nele viver... ou nele morrer...Uma vida inteira nele cabe... e muitas neles findaram...Mas se passa, algo fica... 
A parte da tempestade tem poemas que falam sobre vários assuntos. Gostei de vários poemas, também, mas prefiro os outros por ter um tema estabelecido. Eu conseguia sentir cada sentimento que o escritor queria passar até acabar aquela parte. Mas, ainda assim, selecionei vários poemas que, na minha opinião são incríveis.

MorenaQue encanto tal moreniceNada em ti é mesmice.Ou tolice,Talvez sandice.(...)
Já a última parte, me passou a sensação de recomeço (me corrija o Rodrigo se eu estiver errada). Eu gostei dessa sensação, porque as vezes queremos recomeçar e temos medo. E o escritor soube mostrar que devemos fazer isso, que devemos sonhar sempre.

SonharSim, é preciso ter um milhão de sonhos.Ainda que cada um deles, e eles todos,Signifiquem apenas desejos,Alegrias em lampejos.(...)
Minha Nota

Minha nota não poderia ter sido outra. Fragmentos virou meu livro de cabeceira, daqueles que eu não quero desgrudar nunca mais e que a cada releitura, uma nova lição eu vou tirar. Queria agradecer muito ao Rodrigo pela oportunidade de ter lido esse livro incrível e acrescentar que, se suas listas de supermercado são assim, por favor, me manda uma foto delas que eu quero ler kk'

E é isso amores. Deixei um trecho do poema para deixar vocês curiosos e espero que tenha conseguido. O que vocês acharam dos poemas? Para quem não gosta, eu recomendo demais os poemas do escritor!

Um beijão e até mais!

28 comentários:

  1. Vi as fotos antes mesmo de ler sua resenha e só pela edição, já fiquei encantada e claro, ainda maid curiosa para conferir a trama. Realmente, não costumo ler muito esse gênero, mas as vezes é muito bom para pensarmos sobre algumas reflexões. Adorei a sua resenha e muito obrigada pela dica. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A edição do livro é maravilhosa. As imagens estão impecáveis assim como as poesias e contos. Leia porque vale muito a pena. Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Carol, algum tempo atrás eu vi no Twitter você falando sobre esse livro e já tinha ficado curiosa com ele. Depois, quando você me falou que é um livro maravilhoso e que eu deveria ler, eu fiquei ainda mais interessada nele. Agora, vendo a tua resenha, eu posso dizer que quero muito ler e conhecer os poemas do autor. Achei as ilustrações muito bonitas e a maneira como o Rodrigo dividiu o livro, gostei bastante do que cara parte diz, sobre os poemas bem selecionados cada um para uma parte, mas acho que Prelúdio devem ter os poemas que mas me agradariam, bem, todo o livro parece que me agradaria muito, mas tem sempre aquela parte que a gente gosta mais né? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Que boom que gostou! Lembrei logo de você por causa do post sobre poesia que você faz no seu blog. Depois vou te mandar uma poesia dele para você colocar lá! Kkkk eu gosto de todos kkk Não consigo gostar de um mais do que de outros kkk.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi,

    que lindo! Por dentro e por fora. Estou numa vibe de ler crônicas e poemas! Estou adorando muito. Esse com certeza é daqueles tipos de livros que te fazem pensar e sentir. O bom é que pode ler sempre uma crônica ou um poema , no dia a dia.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Então leia que você não vai se arrepender! Verdadeeee... Não tinha pensando nisso e adorei a ideia kkk
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  4. Oiii!

    Realmente muita gente tem preconceito com esse estilo de obra. Eu confesso que gosto! Mas não leio muitas. Gosto da simplicidade é das obras e das mensagens implícitas. MEUDEUS QUE DIAGRAMAÇÃO LIIIIINDA *-* Amei! Não imaginava que ele era fofo assim
    Mas gostei! Vou adicionar na lista obviamente.

    Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim é verdade. Eu assumo que tinha também, mas porque curso Letras eu tive que perder isso é aprendi a gostar. A diagramação está impecável assim como as poesias dos autor! Adiciona que com certeza não vai se arrepender.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? :)
    Achei a capa muito bonita apesar de tão simples. Não seria um livro que eu compraria, porque eu não gosto de poesia. Já tentei várias vezes, até tenho alguns livros do género (que li completos), mas mesmo que o assunto seja "feliz", os poemas deixam-me sempre triste e nostálgica, então agora eu passo longe.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tudo sim e você?
      Sério? Poxa... Infelizmente acontece com algumas pessoas! Uma pena que não tenha se interessado no livro, mas entendo o seu lado.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá Carolina,
    A edição desse livro está linda mesmo, dá vontade de ter ele na estante só por conta disso.
    Não sou muito fã de poemas, eu sempre sinto que não consigo pegar a essência do que o autor quis escrever, mas não desisto de ler.
    Achei legal a quinta parte ser uma espécie de recomeço.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Kkkkk verdade.
      Esse livro trás poemas muito simples, de forma que todos consigam pegar a sua essência. O que eu mais gostei foi isso.
      Beijos!

      Excluir
  7. Que edição linda e fofa. Eu adoro livros de poemas, e estou precisando de um para deixar na minha cabeceira também, rsrs. Adorei os temas tratados, vou ler cada poema com muito carinho. Parabéns pela resenha, eu acho difícil resenhar este tipo de livro, mas você se saiu muito bem!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Verdade viu?! E são poemas ótimos! Leia sim que você não vai se arrepender.
      Obrigada! Realmente foi um pouco complicado para resenha kkk
      Beijos!

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Que livro mais lindo! Adorei a edição, a editora e o autor capricharam mesmo! Ainda não conhecia o livro, e normalmente eu não sou muito fã de livros de contos e poemas, mas ver que você gostou tanto desse em particular e que o favoritou me deixou bastante animada para lê-lo ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Indico que leia porque são poemas simples. Você vai ficar encantada!
      Beijos!

      Excluir
  9. Primeiramente o livro já me ganhou pela capa. Amo livros assim justamente porque nos fazem ficar reflexivos e agora estou morrendo de vontade de ler! Gostei da forma de como o livro é dividido e as ilustrações são uma fofura! Já vi que assim que pegar para ler o livro vou sair anotando vários trechos.
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com.br/2016/03/inscricoes-para-o-booktour-do-livro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Mas realmente a capa é muito linda mesmo. Que booom! Vai marcar tudo kkk Como eu fiz.
      Beijos

      Excluir
  10. Oieee...
    Que livro lindo, me apaixonei por cada detalhe da diagramação que você mostrou. Achei super interessante a divisão feita pelo autor, mas sou incontestavelmente integrante do grupo de pessoas que não curtem o gênero. Mas para quem curte acredito que deve ser um prato cheio e muito belo. Parabéns pela resenha, se não fosse pelo receio infinito que adquiri durante as fracassadas tentativas de ler o gênero eu até arriscaria com esse livro.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente tem pessoas que não gostam do gênero. Eu super indicaria caso você gostasse.
      Um beijão!

      Excluir
  11. A diagramação do livro tá uma graça e gostei dessa de ser dividido em partes cada uma com pegada diferente, nunca fui das mais fãs de poemas por isso que não seria um livro para mim, mas se fosse de crônicas eu já estava dentro!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Isso foi muito legal! O livro tem alguns contos. Mas ainda assim indico pq acho que vai gostar.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Carolina
    Que livro lindooo! Amei sua resenha cheia de sensibilidade, assim como o livro parece ter. Adorei a premissa da obra e claro que o leria. Não conhecia ainda, mas já vai para minha lista. Adoro contos e poemas então acho que me daria bem com a leitura. Quanto a diagramação, você tem razão, está linda só pelas fotos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que tenha gostado. O livro, as poesias e a diagramação, está impecável. Para você que gosta, acho que vai amar o livro.
      Beijos!

      Excluir
  13. Carol lindona que diagramação maravilhosa e linda, confesso que Poemas me faz sair de minha zona de conforto, e vou me aventurar nesse livro, amei a resenha, diagramação e a sensibilidade de suas palavras. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom que gostou! Fico bastante feliz! Fragmentos não é um livro difícil de ser lido e acho que você vai gostar bastante. Depois me diz o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  14. O projeto gráfico do livro é lindíssimo! Já estou apaixonada. Sou doida por poesia, acho uma pena que as pessoas não adquiram o hábito desse tipo de leitura já desde a infância. Estou encantada pelo livro, este já vai para a minha lista, certamente! Amei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Está impecável, não é? Verdade. Começamos a ler mais adiante, porém seríamos mais familiarizados se desde a infância a gente lê-se esse tipo de gênero. Que bom! Espero que goste do livro e me diz o que achou depois.
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por visitar o Delírios Literários da Snow. Não deixe de comentar e seguir o blog. Beijos :*

© Delírios Literários da Snow - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo