26 de junho de 2015

Resenha: Capitães da Areia de Jorge Amado

  Olá gente! Hoje eu vou falar sobre um livro nacional que me marcou muito e com toda certeza é um dos meus favoritos. Capitães da Areia de Jorge Amado, é um livro espetacular e um tanto atual. Eu li ele duas vezes e foi uma leitura incrível. Eu poderia ler sempre e não iria enjoar.


  O livro conta a história de meninos/homens que desde muito novos começaram a roubar. Esses garotos não foram alfabetizados, apenas o professor sabia ler e a noite lia alguns textos para os outros. Eles moravam em um trapiche abandonado nas areias próximo ao cais do porto da cidade de Salvador, aqui na Bahia. Eles eram temidos por todos por terem um comportamento agressivo e se dizem homens, inclusive eles falam vários palavrões, fumam e bebem.


  Quando eu li esse livro pela primeira vez na oitava série, eu me encantei e ele se transformou no meu livro nacional favorito. Ano passado, no fim do segundo semestre, eu e uma amiga escolhemos esse livro para realizar uma análise sociologia e foi muito interessante pois eu tive uma visão diferente da que eu tive quando li na oitava séria.
  Jorge Amado faz muitas críticas no livro, que as vezes passam despercebidas. Uma dessas críticas, que a que é mais fácil visualizar no livro, é o preconceito. Por estarem malvestidos e sujos, as pessoas criticavam muito os meninos. Até as senhoras da igreja, numa parte que eles estão com o padre, criticam e dizem que o padre não deveria estar na companhia deles.


  A desigualdade social é outro tema abordado pelo autor. Quando ocorre o surto da varíola, somente os ricos tem direito a vacina, enquanto os pobres morrem com a doença. Além disso, numa das minhas partes favoritas, é possível visualizar que os garotos, que se dizem homens, são apenas crianças que tiveram a sua infância interrompida e foram forçados a serem adultos para sobreviver. Quem já leu o livro e lembra da parte do carrossel de Nhozinho França, pode perceber isso.


  Por isso e outras coisas, que eu gosto de Capitães da Areia e também acho um livro atual, porque são temas que encontramos na sociedade até os dias de hoje. E teve muitas partes que me marcaram e que quando penso no livro, me vem à cabeça. Eu recomendo esse livro a todos que desejam ler um livro nacional.


  Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado! Me digam nos comentários se gostaram da resenha, se já leram e o que acharam do livro. Não deixem de seguir o blog, pois vai me ajudar muito! Beijos :*

2 comentários:

  1. Oláá Carol!
    Ainda não conhecia este livro, no entanto fiquei mega curiosa..
    O tema abordado parece bem profundo e muito bem narrado!
    Ótima escolha para o seu trabalho haha Parabééns!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! Esse livro eu recomendo bastante viu?! Ótima leitura ^^ kkk' obrigada :) Beijos :*

      Excluir

Obrigada por visitar o Delírios Literários da Snow. Não deixe de comentar e seguir o blog. Beijos :*

© Delírios Literários da Snow - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beauty Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo